A PRIMEIRA VEZ

Foto: commonswikimedia.org

Não era esse, mas era igual, até a cor. O Fiat 500 C era de um grande amigo, o Luís Carlos Barbará, e vivíamos para baixo e para cima nele. Isso por volta de 1957/1958 eu com 15 para 16 anos.

Já tinha algum conhecimento de mecânica, vivia mexendo nos motores de bicicleta Victoria e na Lambretta que tínhamos lá em casa. Por isso, quando o Luís Carlos me disse que o 500 estava com barulho no diferencial, me ofereci para consertar. Antes de começar o serviço dei uma volta e identifiquei ruído de rolamentos da caixa de satélites. Eu lia muito e sabia que pares cônicos helicoidais requerem um bom ajuste de profundidade do pinhão na coroa e distância entre as duas engrenagens, que é o que dá a folga entre dentes. Mas como era só trocar os rolamentos não seria necessário fazer o ajuste - eu nem meios para isso tinha. E mãos à obra.
CONTINUE LENDO >>>

0 Response to " A PRIMEIRA VEZ "

Post a Comment